10 sugestões para quem quer começar um blog

Escrito em Janeiro 2, 2011 - Na categoria Diversos, Weblogs | 4 Comentarios

QUEM LEU os meus posts 10 provérbios sobre a blogosfera e 10 coisas que um blog é poderá adivinhar algumas destas sugestões mesmo sem as ler. Ainda assim, e porque acho que os meus dez anos de experiência me dão alguma autoridade sobre o tema, deixo aqui a minha lista de dez conselhos para quem quer começar um blog:

1. Um blog tem de ser um compromisso sério e livre

Para ganhar notoriedade, um blog tem de ser um compromisso individual plenamente livre. Não acredito em blogs feitos por obrigação ou para preencher tempo. Ou apenas porque alguém disse que é importante ter um blog.

2. Um blog deve ter um tema e explorá-lo profundamente

As pessoas querem e valorizam a informação especializada. Trabalhar para um nicho é criar uma audiência fiel, tornando-nos nós próprios especialistas nas área sobre as quais escrevemos. E aprender com isso.

3. Blogar deve ser partilhar conhecimento e ter gosto nisso

Quem bloga tem alguma coisa para dizer ou para partilhar com os outros. E esse algo tem de ter alguma utilidade para os nossos leitores, seja um link, uma poesia ou uma fotografia. Escrever sem pensar nos outros não é boa ideia.

4. Postar com frequência deve ser uma preocupação

Um blog tem de ser alimentado com frequência. É essa frequência que faz voltar os leitores, sem os quais o blog não existe.

5. Um blog é um espaço público, não é uma conversa de amigos

Para os jornalistas (ou futuros jornalistas), um blog deve ser entendido como um espaço público, visível para toda a gente e aberto a comentários. Pode dizer-se em público? Então pode ser escrito no blog. Não pode nem deve ser contado? Então permaneça assim.

6. Um blog tem uma voz própria e deve ser coerente com essa voz

A voz do Ponto Média é principalmente a voz do jornalista António Granado. E também a do professor universitário. E às vezes a do pai e do cidadão. Outros blogs têm outras vozes e estilo completamente diferentes do meu. Mas os leitores sabem com o que contam. Sempre.

7. Antes de começar um blog, pensar duas vezes

É preciso pensar no estilo, no tom e no tema do nosso blog antes de o começar. E fazer duas perguntas essenciais: quero mesmo ter um blog? Haverá outras ferramentas mais adequadas ao que quero fazer?

8. Vale a pena apostar num domínio próprio e brincar com as ferramentas

Como investimento de longo prazo, um blog pode e deve ter o seu endereço próprio. Apostar numa identidade única é um trunfo importante e não é assim tão caro. Aprender a dominar a linguagem e os espaços da Internet é também uma boa consequência de cuidar de um blog.

9. Um blog pode ser a porta de entrada na profissão de jornalista

Para os estudantes de jornalismo, um blog pode ser uma excelente montra do seu trabalho. Um blog consistente, sobre um tema interessante, torna o seu autor num especialista numa determinada área. E o jornalismo precisa cada vez mais de especialistas…

10. Os blogs não estão fora de moda

Não acreditem em quem diz que os blogs estão fora de moda. Os blogs ainda vão durar uns anos como espaços privilegiados de expressão individual e como plataformas únicas de publicação. Em formato de diário, em formato de jornal, em formato de galeria ou noutro formato qualquer.

Comentários

4 Respostas a “10 sugestões para quem quer começar um blog”

  1. Andreia Azevedo Soares sobre Janeiro 2nd, 2011 8:52 pm

    Sempre tive alguma dificuldade em cumprir os pontos dois e quatro…

  2. Antonio Gomes sobre Janeiro 3rd, 2011 8:10 pm

    Boa tarde,
    Como classifica o f- world da Fatima rolo duarte ou o causa foi modificada? A primeira posta uma vez por semana ou nem isso e considero o melhor e mais criativo blog e o maradona ora apaga posts, ora nem por isso. Nenhum obedece a regras senão as deles.
    Bom ano
    Antonio

  3. 10 anos de Ponto Média : Ponto Media sobre Janeiro 3rd, 2011 8:21 pm

    […] 1. 10 tendências para 2011; 2. 10 provérbios sobre a blogosfera; 3. 10 conselhos para estudantes de jornalismo; 4. 10 fontes indispensáveis do Ponto Média; 5. 10 agradecimentos pela década que passou; 6. 10 coisas que um blog é; 7. 10 frases sobre jornalismo; 8. 10 projectos na gaveta; 9. 10 vídeos sobre jornalismo; 10. 10 sugestões para quem quer começar um blog. […]

  4. Virtudes de um bloguer | culturascopio.com sobre Janeiro 11th, 2011 10:43 am

    […] do blogue “Ponto Media?, que também comemora 10 anos, dá-nos “10 coisas que um blog é? e sugestões para quem quer começar um […]

Deixe uma resposta