Futuros estudantes de jornalismo

Escrito em Maio 31, 2007 - Na categoria Diversos | 39 Comentarios

O MEU POST sobre as médias de entrada nos cursos de Jornalismo e Comunicação em 2006, escrito em Setembro passado, tem sido alvo de vários comentários este mês, especialmente de estudantes que estão à procura de respostas sobre o que devem fazer nas candidaturas à universidade que se aproximam. As perguntas mais recentes são estas :

Gostaria de saber se as médias para jornalismo vão baixar este ano? Se fosse possível, gostaria de saber qual das Universidades é melhor em qualidade de ensino.
Filipa, 6 de Maio de 2007

Gostaria de saber que áreas se deve seguir a partir do 9º ano até poder exercer a profissão de jornalista.
Marta, 12 de Maio de 2007

Existe universidade só de Jornalismo ou tenho de ir para Faculdade das Letras?
E média para entrar em jornalismo! Gostava de seguir para Jornalismo! Queria informações !
Alguém que já tenha experiência nisso! Se nao se importar conte!
Katarina, 21 de Maio de 2007

Gostava de saber mais sobre o curso em si (cadeiras, docentes, etc.) e as médias nas universidades de todo o país, em especial de lisboa. E se possível que as pessoas que já tiraram o curso digam a sua opinião do curso.
Daniela, 22 de Maio de 2007

Gostava de saber mais sobre esta profissão, os cursos, as médias, as saídas e as garantias.
Cristiano, 31 de Maio de 2007

Alguém se atreve a dar respostas?

Comentários

39 Respostas a “Futuros estudantes de jornalismo”

  1. ainda alunos... « Monitorando sobre Maio 31st, 2007 9:42 pm

    [...] Mas enquanto o governo federal anuncia os resultados que ajudam a medir a curva de aprendizado dos alunos brasileiros, há coisas piores por aí. Quem é professor, sabe. Chega cada um na sala de aula… E não é só aqui. Veja o que diz António Granado, de Portugal, e veja o que futuros alunos de jornalismo chegam a perguntar… [...]

  2. Madeira sobre Maio 31st, 2007 11:03 pm

    Sem ofensa, podiam procurar muita dessa informação online ou mesmo pedi-la, directamente, aos muitos estabelecimentos de ensino.

    Perguntar não ofende, ajudar quem precisa é bonito de se ver, mas fazer a papinha toda a quem sonha com uma profissão onde a pesquisa é um dos pontos fulcrais (esperem por algumas cadeiras do 1º ano que logo vão ver) é um pouco… contraproducente!

    Seek and you shall find! Já agora, boa sorte e muita paciência para toda a teoria que vos espera… eu não a tive e por aí ando, noutras áreas, sem um curso com que sempre sonhei e sem carteira profissional!

  3. Melo sobre Maio 31st, 2007 11:40 pm

    Há óptimas universidades em Portugal para Jornalismo, sobretudo o curso da Universidade do Porto ou a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Aqui as médias rondam o 15 ou 16, mas também há cursos com médias mais baixas noutras instituições igualmente credíveis.
    Quanto aos cursos a seguir no secundário para depois escolher Jornalismo são vários os válidos, desde cursos profissionais ou tecnologicos de Comunicação Social até à área de Humanidades do Geral.
    O que importa para ser jornalista é gostar de estar actualizado sobre o que se passa o mundo e no país e ir treinando a escrita. Ah, e já agora a Timidez :)
    Contudo, depois do curso, o mais certo é não haver emprego. Somos milhares os que saem dos cursos de Jornalismo ou Comunicação Social todos os anos e não há mercado para tanto!

  4. Actual aluno sobre Junho 1st, 2007 12:21 pm

    Gostaria de dizer que existem mais universidades privadas a leccionar estes cursos.Tenho o conhecimento de uma (ISLA em Gaia), onde os jovens saiem com grade preparaçao para o mundo profissional, embora muitas vezes encontrem o fatídico desemprego. O corpo docente do curso de comunicação no ISLA é composto, quase exclusivemente, por jornalistas no activo e alguns já da “mobília do Jornalismo em Portugal.

    Penso que seria uma instituição a ter em conta, mesmo sendo privada e pequena.

    Não sei se ajudei mas é sempre dar um contributo mesmo que pequeno.

    Abraço

  5. João Pedro Pereira sobre Junho 1st, 2007 12:45 pm

    As médias e estrutura dos cursos são fáceis de encontrar online. Basta ir aos sites das universidades.

    A questão mais pertinente parece-me ser a de Cristiano:

    “Gostava de saber mais sobre esta profissão, os cursos, as médias, as saídas e as garantias.”

    Garantias de emprego, absolutamente nenhumas.

    Saídas profissionais para além de jornalismo são poucas e com muita procura (precisamente pelos muitos formados em jornalismo que não encontram emprego).

    Não aconselho ninguém a escolher um curso de jornalismo e comunicação social – nem mesmo aqueles que fazem questão de ser jornalistas.

    A licenciatura na área não é obrigatória para a profissão. Podem sempre optar por um curso que dê mais saídas profissionais e, eventualmente, seja mais enriquecedor ao nível pessoal. Quem quiser ser jornalista, pode depois frequentar os cursos do Cenjor e tentar estagiar num qualquer órgão.

  6. jacitno sobre Junho 1st, 2007 3:29 pm

    o j p ferreira deu um conselho sábio… para ser jornalista não é necessário um curso superior, mas sim a carteira. e o cenjor tem óptimos cursos.

  7. alexandre sobre Junho 1st, 2007 3:49 pm

    Estudem Matemática e escolham outra profissão. O jornalismo não é glamoroso nem uma porta para a fama.A maior parte das vezes é rotineiro e mal pago. Muitos jornalistas são maus profissionais e o ambiente de maledicência entre colegas (depende dos meios) é de cortar à faca. É uma profissão mal vista por metade da população. É desgastante emocionalmente, e mais do que técnicas, cursos, ou conhecimentos, exige estômago. Os jornalistas -juntamente com os polícias- são os profissionais com maior propensão para a depressão, suicídio, úlceras, impotência, divórcios. Não há 9 às 5. É um trabalho perigoso, ingrato, e para se ser respeitado por quem interessa é preciso ser-se íntegro. É preciso gostar de engolir sapos. É das ocupações que definem as pessoas, um jornalista É jornalista. Se mesmo assim preferem arriscar um Curso de Jornalismo em vez de estudar mais Matemática, entrem em que faculdade entrarem, agarrem-se com unhas e dentes ao trabalho, escrevam blogs, leiam jornais todos os dias, não sejam esquisitos, arranjem emprego nem que seja de borla num jornal local ou numa rádio qualquer durante o curso, porque mais do que a formação o jornalista faz-se na experiência.Estudem tudo o que há sobre jornalismo porque um bom jornalista faz-se na sua formação e não só na sua experiência. Sejam curiosos.

  8. Vera Moutinho sobre Junho 1st, 2007 4:10 pm

    Aconselho a Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa (Benfica). Foi lá que tirei o curso de Jornalismo, e é uma faculdade com excelentes meios técnicos e humanos, e que dá sobretudo uma boa base para um jornalista “do futuro”, ou seja, familiarizado com várias plataformas e com os meios técnicos que terão de utilizar no futuro. É, além disso, uma Escola que incentiva os projectos extra-curriculares dos alunos, que vivem da motivação, dedicação e ambição daqueles que no futuro serão (por isso mesmo) bons profissionais.

    Mais info em http://www.escs.ipl.pt

  9. João Vieira sobre Junho 1st, 2007 5:22 pm

    Escolham a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar. A média não é o principal indicador a ter em conta, tenham atenção. Lá estimulam os alunos a pensar e a debater! Visitem o site. http://www.esta.ipt.pt

  10. Quero ser Jornalista | I want to be a journalist « O Lago | The Lake sobre Junho 1st, 2007 5:43 pm

    [...] Quero ser Jornalista | I want to be a journalist Eu bem tento mas não resisto. O Ponto Media do António Granado é dos mais valiosos recursos que qualquer um que se interesse por Comunicação deve ter em conta. Quando recebemos um desafio destes na e-caixa do correio, é difícil pôr as coisas noutra perspectiva. Esta foi a minha resposta: [...]

  11. Mariana sobre Junho 1st, 2007 9:56 pm

    Para o Actual Aluno: e ensinam a escrever sem erros ortográfico no ISLA?Para um futuro jornalista é algo essencial escreve bem e sem erros.Ou confias no corrector ortográfico do computador?
    A Universidade do Minho e o seu curso de comunicação social é uma excelente opção.

  12. Paulo Alexandre Teixeira sobre Junho 1st, 2007 10:26 pm

    Para os que querem ser jornalistas:

    Subscrevo inteiramente aquilo que o João Pedro Pereira disse. Hoje em dia, esta profissão não tem saídas profissionais, esta é a realidade. E digo por mim mesmo, que sou um dos muitos desempregados na área…

    Todos os anos, devem sair cerca de 150 ou 200 recém-licenciados, só nas universidades públicas. Que encontram? Nada. Os jornais estão cheios (até os locais), as rádios idem, as televisões, também. Pode ser que as coisas mudem com a nova Lei da TV, mas dúvido…

    Também há outras condicionantes. Como não há Ordem, qualquer um pode ser jornalista. Basta frquentar cursos da CENJOR, por exemplo.

    E depois… não basta acordar um dia e dizer “quero ser jornalista”. Têm que ter arcaboiço para isso. Ler jornais todos os dias, escrever todos os dias, ter espírito crítico, ter estômago para aguentar as desilusões, os sapos que vais engolir, pois nunca vias escrever sobre aquilo que gostas…

    E se depois disto tudo, ainda queres ser jornalista, força! E depois não digam que não vos avisei…

  13. bruno sobre Junho 2nd, 2007 1:43 am

    O curso de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social é bom, mas tem falhas. A escola bem publicita que tem meios técnicos ao dispor dos alunos, mas as turmas são grandes, os grupos de trabalho têm, por norma, cinco ou seis elementos e nem todos podem mexer na câmara, editar imagens, etc.
    Alguns professores das disciplinas práticas são excelentes.
    O maior problema talvez seja o alinhamento ideológico dos professores das disciplinas teóricas. Há alguns mais papistas do que o papa. O jornalismo não é de esquerda, nem de direita. É do contra.
    CONSELHO FINAL: se querem ser jornalistas, tirem história, economia, sociologia.

  14. Lord sobre Junho 2nd, 2007 12:56 pm

    Procurem os relatórios de avaliação externa em comunicação, que ficam com uma ideia.

    Não é perfeito – os cursos foram adoptados a Bolonha depois destas avaliações, mas podem pelo menos ter uma ideia das taxas de empregabilidade, o que já é um ínicio.

  15. Ana Luisa Henriques sobre Junho 4th, 2007 9:05 am

    Eu estou a acabar Ciencias da Comunicacao (este teclado nao faz acentos nem cedilhas, desculpem)na Universidade Nova de Lisboa.
    Este e um curso algo teorica embora tenha tambem algumas disciplinas particas que me parecem suficientes pois teremos a vida toda para mais pratica. As noñoes teoricas ou as temos agora ou dificilmente as vamos ter e sao essas nocoes que os ajudam a conseguir falar de coisas muito diferentes.
    Um dos pontos fortes deste curso e ter 4 variantes: Cinema e Televisao, Jornalismo, Comunicacao Estrategica (Marketing, Publicidade, Relacoes Publicas) e Comunicacao e Cultura.
    A grande vantagem e que podem fazer 2 variantes ou 1 variante e algumas disciplinas das outras. Resulta numa formacao multidisciplinar e da-nos ferramentas para usarmos se nao conseguirmos emprego em Jornalismo.

  16. Paulo Nuno Vicente sobre Junho 4th, 2007 12:09 pm

    Depois de ler todos os comentários apetece propor aos candidatos que sobretudo se perguntem “Por que quero, Para que quero e Como quero ser jornalista?”. Respondam com sinceridade.

    Embora não sejam uma garantia absoluta, não é de todo má ideia a consulta das avaliações externas.

    O fundamental é trocarem ideias. Que tal criarem um weblog especializado no tema? Chamem ao debate estudantes, ex-alunos, jornalistas, ex-jornalistas (já agora também assessores) e professores.

    Não é verdade que, como escreve o Paulo Alexandre Teixeira, “nunca vais escrever sobre aquilo que gostas…”. Mas estejam preparados para o debate com a “cultura profissional reinante”: a do “Especialista em Generalidades”.

    Sou um profundo defensor da especialização. E não encontro – na esmagadora maioria dos casos – o mínimo de rigor na defesa dessa posição.

    Dependendo do OCS, as novas gerações de licenciados chegam a um mundo onde prevalece a máxima da “tarimba”, e não tanto a “qualificação académica”. Essa é uma das “lutas estruturais”.

    Em teoria, aos 25 anos o jovem jornalista pode ter um Mestrado e ser o mais habilitado da redacção numa dada área de especialização.

    O actual “estado da arte” não garante absolutamente que tendo lido “tudo o que há para ler” sobre Finanças Regionais não tenham de escrever sobre a Influência Maronita no Líbano (o inverso é igualmente verdadeiro e PREOCUPANTE).

    Dito isto, uma coisa é tão certa, como fundamental: sentido crítico minuto-a-minuto.

  17. Inês Correia sobre Junho 4th, 2007 2:01 pm

    Antes de mais, subscrevo o que o João Pedro Pereira disse e ainda acrescento: “Esqueçam o Jornalismo!” Numa sociedade em que o dinheiro parece falar mais alto, o idealismo que acompanhava esta nobre profissão meteu baixa e não se auguram dias melhores. No entanto, se o desejo de seguir esta área persistir, sugiro que optem por um curso mais abrangente para não ficarem limitados na hora da verdade. Eu estudei Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e na altura a média rondava os 17 valores. Pelo que sei a nota de entrada tem descido consideravelmente. por isso é sempre uma opção a ponderar. Embora o curso seja demasiado teórico e prepare (muito) pouco o aluno para a vida profissional, tem a vantagem de possibilitar um sem fim de combinações de cadeiras de diversas áreas: jornalismo, comunicação institucional/marketing/relações públicas, cinema, audiovisuais. Para além disso, o aluno pode ainda frequentar cadeiras de outros departamentos – e aqui a história é sempre uma mais-valia se continuarem no decorrer do curso a teimar com o jornalismo e quiserem realmente ser bons profissionais. Uma das maiores lacunas é a ausência de cadeiras de línguas estrangeiras, pelo que o ideal será inscreverem-se num dos idiomas disponíveis nos restantes departamentos ou frequentarem aulas por vossa conta e risco fora da faculdade. Por fim, e como a componente prática é fraca, nada melhor do que recorrer à formação profissional durante ou depois da licenciatura (CENJOR e outros). Tudo isto se e só se pelo meio não mudarem de ideias!

    No meu caso pessoal, nunca estive desempregada, mas não me canso de fazer cursos e mais cursos noutras áreas, porque nesta como em qualquer outra profissão parar é morrer! Boa sorte…

  18. Marta Costa Santos sobre Junho 4th, 2007 3:57 pm

    Estou com os pessimistas.

    Tirei Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e… erro crasso! Depois de vários meses a estagiar – a tempo inteiro e com funções que iam para além dos press-releases – sem ganhar nada ou pouco (mais ou menos 150 euros), lá arranjei um lugar numa redacção. Porque o grupo para onde vim estagiar é pequeno e porque, disseram, trabalhava bem. Resultado: um ano a recibos verdes e com um ordenado (ahahah) de 400 euros. Lá me fizeram contrato (a prazo, claro) e tive um aumento de cem euros. Passei, portanto, a ganhar 500 euros. Até hoje, sem perspectivas de mais aumentos. E o pior é que o mais provável é que nem me renovem o contrato quando chegar ao fim do terceiro a termo certo. Mesmo que a ideia seja renovarem, honestamente, não sei se quero. Em tempos, quando tinha a ilusão de ter tudo em aberto, movia-me pela vontade de fazer a diferença, mesmo num meio pequeno e que não é o meu; agora, o confronto com a realidade leva-me em busca de qualquer outra coisa que me motive mais e me dê dinheiro. Porque já passou algum tempo e porque não tenho as mínimas perspectivas de conseguir construir alguma coisa minha – falo de uma casa e de independência económica. Passaram três anos e, agora sim, tenho pressa e chega de ilusões. Gostava muito de continuar a ser jornalista, mas já percebi que tenho de tentar ser outra coisa. OutraS coisaS.

    A situação é feia. E para se ser jornalista não é preciso curso. Digo melhor: não é um curso de comunicação social e/ou jornalismo que faz um jornalista. Nem de perto nem de longe. Na prática, uma licenciatura, um curso do Cenjor ou nada valem o mesmo – que é quase nada também.

    Doa o que doer, matemática é que é!

  19. AnA sobre Junho 18th, 2007 3:19 pm

    alguem me ajuda por favor…sou uma jovem estudante de ciencias sociais e humanas de penafiel/Porto e gostaria que alguem com experiencia ou que ambicione seguir comunicçao social me ajude a ver os pros e contras desta escolha….

  20. Juliana Cândida Neves sobre Junho 27th, 2007 3:48 pm

    Estamos perante pessoas pessimistas, ao que me parece. Se, de facto, se pensasse em remunerações certamente ser Jornalista não seria a principal escolha, e toda aquela ideia de escolhermos algo de que gostamos, afinal, fá-la-emos quase que pela vida inteira!!
    Sou estudante de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica, e não durmo e acordo a pensar que tudo por aquilo que batalhei, batalho e continuarei a batalhar não terá, se tiver, pouca aplicabilidade social. Não me preocupo com a existência de cursos que oferecem “as mesmas habilitações” que as minhas.
    Luto por um sonho meu e acredito que a vida esteja cheia de oportunidades.

  21. Alexandra Bigotte sobre Junho 28th, 2007 11:05 pm

    Confesso, vim aqui parar por mero acaso. Mas ainda bem que assim foi.
    Passo a explicar:
    Sou de Coimbra e estou a pensar seguir Comunicação Social. Aqui há o curso de Jornalismo na Faculdade de Letras e o curso de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra. Se aqui ficar, vou para a ESEC porque, segundo me disseram, na FLUC o curso é muito teórico e na ESEC passa-se exactamente o contrário.
    O problema é que o meu pai diz que eu devo ir para Lisboa. Tive a pesquisar e há uma escola superior em que eu não posso entrar porque pedem provas de ingresso que não fiz. Acho que é uma tal de Técnica de comunicação Social. Não sei.
    Gostava de saber qual a melhor entre a Universidade Nova e a Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Quer dizer, se calhar não há melhor nem pior. Mas gostava de saber quais os prós e contras de uma e outra.
    Já agora, é triste chegar aqui e ver uma visão super pessimista desta profissão. Para jovens como eu, que entram este ano na universidade, é mesmo desanimador ver estas opiniões. Mas é disso que esta área é feita, opiniões.
    Uma boa continuação para todos.

  22. Karina sobre Julho 9th, 2007 4:41 pm

    irei iniciar o 10 ano na profissao de curso cientifiuco humanistico – curso de linguas e humanidades.

    nas disciplinas especificas a historia (A) é obrigatoria
    mas existem outras disciplinas aleatorias.

    sao as seguintes opcoes :
    matematica aplicada as ciencias sociais
    geografia a
    latim
    Frances
    literatura portuguesa

    escolhi geografia a mas falta me escolher outra.
    em pontos de vista diferentes tanto matematica aplicada as ciencias socias como literatura portuguesa sao importantes se mais tarde quizer seguir alguma profissao relacionada com jornalismo ou turismo.

    gostava que me dessem uma opiniao de qual a mais util.. obrigado.

  23. Alexandra sobre Julho 30th, 2007 6:45 pm

    Karina, eu também vou iniciar o 10º ano em Setembro. Escolhi Geografia e Frances.
    A MACS nao me parece que vá ensinar muito mais do que ja sei dessa área, e a literatura portuguesa é sobretudo sobre autores especificos portugueses e os seus livros (segundo o que me contaram). Consta-me que é super necessario saber várias linguas, pois de certo as empresas tomarão esses aspectos em conta. Para isso escolhi a disciplina, visto que nao acho que aprendi o suficiente nos ultimos 3 anos (foi sempre a mesma coisa).

    Já o latim…acho que é somente uma daquelas coisas que ficam bem no curriculo. Mas é certo que provavelmente o vamos ter na faculdade.

    Por esta altura já deves ter escolhido a disciplina, mas fica isto aqui para os curiosos. Também acho que no país, a média mais normal é 15, 16.

  24. Inês sobre Setembro 3rd, 2007 9:41 am

    Eu sou mais uma das pessoas que entrei aqui por acaso. Vou agora entrar para o 12º ano e estou na área das ciências e tecnologias. A verdade é que não gosto das disciplinas que me são leccionadas e carrego a cruz da matemática há dois anos. Há já algum tempo que penso na licenciatura em jornalismo após finalizar o 12º ano. Mas quando li os posts de tanto jovem jornalista pessimista senti-me profundamente desmotivada. Creio que mais que tudo é preciso ter força de vontade e persistir se é realmente o que queremos, perseguir um sonho independentemente da não existência de “padrinhos”. Por isso encontro-me neste momento de pé atras em relação ao meu futuro, por um lado, odeio ciências e não me consigo imaginar a estudar e futuramente a exercer profissão numa área que até aqui me trouxe maioritariamente desmotivação e dores de cabeça. A minha média é actualmente de 14,3 valores, o que não me garante sucesso também em cursos na área que frequento. Por outro lado, olho para a área das letras e só vejo desemprego desemprego e desemprego. Eu espero que se faça uma luzinha na minha cabeça e que encontre algo que realmente se adeque a mim e me traga felicidade e como não poderia deixar de ser, a tão indispensável remuneração merecida por cada estudante que realmente trabalha! x) Portugal encontra-se actualmente num estado lastimoso, não há empregos para os jovens, a idade reforma está cada vez mais alta, deste modo, pessoas que estão desejosas de ir para casa aproveitar os poucos de dias de descanso que possuem, veem-se obrigadas a trabalhar, e recem-licenciados veem-se obrigados a viver atraves dos pais que se esfolam para sustentar os filhos. Enquanto a corrupção reinar no nosso governo e enquando perdurarem as cunhas e os padrinhos vai ser assim, alimentar o ego dos que já podem, esmifrando os nervos dos que se matam para trabalhar.
    Mas não gosto de ser tão pessimista, acredito piamente que há sorte aliada a força de vontade.
    Por isso torço por todos vós estudantes de jornalismo ou futuros estudantes, nesta ou noutras áreas… Estudem e trablhem por algo em que realmente acreditam, e não se deixem desmotivar (como eu) ao prespectivar um futuro tão escuro. Mas olhem, em último recurso, que se migre, licenciem-se em medicina em Espanha que com alguma sorte são contratos pelo governo portugues para regressarem.

  25. vania sobre Setembro 10th, 2007 7:38 pm

    ola gostaria de saber qual a média para entrar em jornalismo e psicologia .obrigado

  26. Raphaella sobre Setembro 17th, 2007 12:37 pm

    Gostaria de saber, se e so em Portugal que nao ha um mercado de trabalho vasto para tantos jornalistas, ou se a “crise” passa tambem por outros países

  27. Joana sobre Setembro 20th, 2007 3:56 pm

    Ola! Eu estou n 12º ano n curso d ciencias socias e humanas… Vim para esta área porque desde mt pequena que queria ser jornalista e apesar de ter boas notas a FQ e Matemática, nao me via como medica ou algo d genero…
    Hoje ouvi uma noticia que me deixou de rastos…Qualquer pessoa pode ser jornalista, mesmo que não seja licenciada…
    O que é que me dizem disto?
    Para alem d profissão estar mt banalizada, sobrelotada e ser mal remunerada, o jornalismo n nosso país está pessimo…
    Não sei que faça…
    Normalmente os bons têm sucesso mas é so com a ajuda de cunhas…
    É o país que temos…
    Agora estou a pensar em psicologia…Parece ser mt interessante e tem varias vertentes…

  28. Joana Pereira sobre Outubro 9th, 2007 5:07 pm

    Boa tarde eu gostaria de asber qual a média referente ao ano lectivo 2007/2008 para jornalismo??
    Gostaria tambem de obetr uma resposta clarificante… Muito Obrigada

  29. carla sobre Outubro 12th, 2007 7:05 pm

    ola gostava de saber a média do ultimo aluno a entrar na faculdade de lornalismo na universidade do porto e tambm as disciplinas especificas…agradecia k respondesse rapidamente…

  30. Marina sobre Outubro 16th, 2007 4:08 pm

    Olá! sou a marina e tenho 17 anos!
    Eu hj li os muitos comentários k por aki vao deixando pessoas com o gosto de ser jornalistas…mas k com o passar do tempo, já perceberam (ate talvez por experiencia propria)k nem tudo é como gostariamos k fosse!…
    Eu tirei o 12ºano numa escola profissional – pk agr parece k o melhor é ter vários cursos e k sejam mais tecnicos – na àrea de artes e design gráfico (k pelo k sei…está mt mal em termos de saidas profissionais, pelo msm motivo do jornalismo….), contudo, na hora H, de fazer e decidir o k fazer para um futuro proximo, eu decidi prestar provas de ingreso de português…k me daria acesso a esta area. Contudo parece k n correu mt bem…apenas tive 11 no exame, o k me baixou mt a media…pois como nota final de 12ºano tinha media de 17. Enfim….candidatei-me a 3 faculdades diferentes…com a opção de varios cursos. Escola Superior de Comunicação Social (a minha 1ª opção), Universidade Nova de Lisboa, e ainda como ultima escolha (msm só para o caso de n conseguir em ambas as referidas), no instituto superior de Setubal….desta vez em marketing. Conclusão…a média k eu tinha (de 14 valores) deu para entrar nesta minha ultima escolha!!…enfim….
    Agr n sei o k fazer…fiquei um pouco perdida…mas talvez experimente…e peça trasnferencia…para lisboa!…com a esperança de conseguir klker coisa!…
    Todavia…….perante todos estes comentários….uns pessimistas mas talvez os mais realistas, outros pelo contrário lutadores, sonhadores, e confiantes… n sei o k hei-de dizer!!
    Por estupido k pareça….eu agr…tentei entrar para o Cenjor…pois já tinha ouvido falar mt bem deste curso…mas já vi k já fui tarde…deveria ter-me incrito em setembro!..é vdd…contudo fiquei sabendo k msm k o tivesse feito, talvez nada teria conseguido….pk é para maiores de 18…ou seja…eu n podia!!…enfim…

    Espero k isto vá melhorando…aki por portugal…(o k duvido mt), e k saibam dar mais valor as pessoas k realmente kerem seguir akilo k gostam!!…

  31. Ana Maria Oliveira sobre Outubro 30th, 2007 8:50 pm

    Resolvi deixar aqui também o meu comentário em solidariedade com colegas de curso e principalmente para com os jovens que pensam em seguir jornalismo.
    Concordo plenamente com o JP Pereira: sigam outra coisa se ainda vão a tempo; senão, façam como o Paulo Nuno Vicente diz: interroguem-se sobre os verdadeiros motivos do facto de quererem ser jornalistas. Hoje em dia ouve-se muito falar que “está mal para todos” e da “crise”, mas a verdade é que está pior para uns do que para outros; e se facto, jornalismo é para quem tem muito estômago.

  32. Tatiane sobre Novembro 27th, 2007 10:10 pm

    Eu estou concluindo agora em 2007 o esino médio e estou com muitas duvidas a respeito desta profissão. Não me satisfaço em perguntar para os profissionais que tenho aqui por perto, porque gostaria de saber de mais pessoas, preferencialmente de jovens profissionais e de profissionais já experientes.
    Me esclareça sobre o primeiro emprego, o que posso esperar dele… qual os melhores lugares(cidades) que posso crescer profissionalmente…
    agradeço a quem me der atenção.

  33. Marlon Fagner Duarte do Nascimento sobre Novembro 30th, 2007 6:48 pm

    Se for possível quero ter respostas diretas, referente ao mercado de jornalismo, é aconcelhavel ou não fazer tal curso?

  34. Ricardo sobre Novembro 30th, 2007 7:59 pm

    Boas! Estou na FCSH/UNL, mas não curso Ciências da Comunicação. No entanto, quero ser jornalista, não o escondo. E não me arrependo nada da escolha que fiz há uns anitos, quando entrei noutro curso. Fi-lo consciente de que a formação que recebia no meu curso tocava-me tanto como o jornalismo, mas também poderia ser uma mais valia numa redacção ter como formação base outra que não aquela. A minha licenciatura é muito “tudista”, como costumo dizer, pois toca vários domínios e que estão constantemente na ordem do dia. Ora, a FCSH/UNL tem um sistema designado de maior/minor que permite aos alunos frequentar parte do curso numa outra área científica que não a de origem (por exemplo, maior em história e minor em cc). É uma alternativa que considero muita válida. Depois, estamos em Bolonha. É-nos exigido, dentro em breve, um mestrado. E aí, sim, fazê-lo nesta área científica, com uma tese forte, é muito mais interessante. Não obstante disto, há que ir procurando outras formações complementares – cenjor, etic e outras que por aí há, mais ou menos escondidas. Também não se pode esperar que o “jornalismo” caia do céu. Há que fazer para conseguir chegar lá.
    Com tudo isto, conseguido hoje ter uma formação que me dá um alternativa no mercado de trabalho. Se não conseguir nada na área da comunicação, então dedico-me à minha “área mãe” que, devo dizer, é um máximo e não me sinto nada frustrado se enveredar por ela. Bem pelo contrário, acho que quanto mais a estudo mais gosto.

  35. Juana sobre Janeiro 25th, 2008 11:09 pm

    ola!
    gostaria muito de ser jornalista, mas sei que não é facíl arranjar emprego no nosso país.
    Sei que tenho que começar por pequenos jornais, poderia-me indicar alguns jornais para onde possa escrever, ou mesmo jornais online.
    muito Obrigado pela atenção.

  36. Kamila sobre Fevereiro 20th, 2008 2:13 am

    Olá…….
    Acabei de cursar o ensino médio em 2007 por isso ainda nao tive informaçoes necessarias para decidir sobre a profissao que almejo ….
    tenho duvidas de como devo fazer para se tornar uma excelente jornalista…Qual o nome da faculdade que devo fazer?? e depois como consigo um estagio pra me manter………..O ES é um bom estado para crescer profissionalmente???? Ficarei muito grata se puder me responder!!!!!!!!!!!!

  37. anaerisham sobre Maio 2nd, 2008 2:37 am

    Bom, sei que esta resposta vem um pouco para o demasiado tarde, mas li acima uma questão da Karina sobre escolha de bienais e alguém comentou que MACS não iria ensinar “muito mais do que sei da área”.

    Graças a Deus já estou a acabar o 12º ano, e apesar desta resposta vir um pouco tarde para a Karina, talvez, para muitos outros poderá ser útil. Estou em Ciências Sociais e Humanas e MACS e Geografia foram as minhas bienais, que concluí no ano passado. Exames passados, cadeiras feitas e arrumadas estão.
    Uma disciplina nunca poderá ser avaliada por uma simples leitura da matriz de conteúdos. Sempre que possível se deverá consultar um professor entendido na matéria (e em MACS são poucos).

    A disciplina Matemática Aplicada às Ciências Sociais é erroneamente desvalorizada em virtude de um bando de cabecinhas que à partida consideram que é “Métodos”. Não é Métodos, é verdade que não é Matemática A, mas também não é Matemática de burros. É matemática de humanistas, que se quisessem aprender álgebra tinham certamente ido para outra área.

    Lá no fundo, MACS acaba por palpar toda uma série de conteúdos que também surgem na Mat A. Diferença? Não se pretende que o aluno saiba desenvolver os cálculos complicadíssimos em profundidade, pois não é o estudo dessa ciência que está em questão, senão a sua aplicação prática na vida real. Por isso fazem-se imensas composiçoes matemáticas, análises, comentários, trabalhos de grupo, etc etc. O próprio exame é a coisa mais insólita a nível de cálculos e os algoritmos não poderiam estar mais escarrapachados.

    Há conteúdos que não são trabalhados nas outras áreas, e é uma disciplina muito parecida a Mat B, pois há muita descrição e muita escrita à mistura.

    E é uma cadeira que dá muito jeito no futuro em cursos como Marketing, pois toda a parte da Estatística e Inferência Estatística é trabalhada (idêntica à Mat A), os Modelos Populacionais (de certo modo análogos às Sucessões de Mat A), as Probabilidades, a teoria dos Grafos, tudo isso e mais. Há que levá-la a sério e com paciência, que apenas assim poderá ser concluída com boa nota.

    Quanto a cursos.. eu já desisti da ideia de ir para jornalismo, e estou cada vez mais virada para publicidade e marketing da ESCS. Creio que me dará uma maior amplitude de coisas, sendo um curso versátil que pode ser aplicado a imensas áreas que me interessam.
    Uma coisa é certa: num país onde estamos todos em crise, pelo menos que façamos algo de que gostemos minimamente.

  38. Teresa sobre Maio 12th, 2008 10:28 pm

    ola!

    estou neste momento a acabar o 12º ano na area de humanidades!
    quero ser jornalista desde sempre. é o meu grande sonho e apesar de saber que o mercado de trabalho esta totalmente lotado nao tenho vontade nenhuma de desistir!
    sou do porto e a minha primeira opção é a FLUP (faculdade de letras da universidade do porto). é aconselhavel? os professores sao bons? e as condiçoes? se alguem me souber dar alguma informaçao agradeço.

    obrigada

  39. Brigite sobre Janeiro 12th, 2010 5:53 pm

    Bom, eu ainda estou a estudar no 9ºAno e os meus planos eram estudar Humanidades no Secundário e de possivel continuar a estudar na Escola Superior de Comunicação Social. Mas depois de ler alguns destes comentários “assustadores” para quem tem em mente ser jornalista, fiquei um pouco confusa.

Deixe uma resposta




A mulher mais bonita do planeta