Ponto final

Escrito em Janeiro 2, 2016 - Na categoria Diversos | 6 Comentarios

O PONTO MEDIA chega hoje ao fim. Foram 15 anos de vida, acompanhado pelos melhores leitores.

Quando, ainda no ano 2000, decidi criar este blog como resolução de novo milénio, sempre pensei que os posts teriam de ser úteis para quem o visitasse. Fiz questão de optar por um estilo curto (às vezes demasiado curto, admito), privilegiando links para textos que me pareciam interessantes e que pudessem trazer alguma novidade ao campo do ciberjornalismo, mas não só.

O blog serviu também, como tantas vezes disse, para me organizar melhor, para conseguir ter à mão uma grande diversidade de textos que pudesse utilizar nas aulas ou recomendar aos alunos. Nesse sentido, o Ponto Media cumpriu o seu propósito e acho que terá sido proveitoso para quem o acompanhou.

Nos últimos dois anos, a minha dedicação ao blog passou a ser muito esporádica. Partilho links no Facebook ou no Twitter e inicio aí algumas das discussões que antes estariam no Ponto Media. É também por isso que sinto que um espaço como este faz cada vez menos sentido se o objectivo é, como tem sido desde o início, partilhar ligações ou apontar caminhos.

Gostei da viagem. Aprendi muito com ela. Encontramo-nos por aí. A minha conta no Twitter é @agranado.

Comentários

6 Respostas a “Ponto final”

  1. Rogério Santos sobre Janeiro 2nd, 2016 11:18 am

    Caro António,
    Um dia, quando eu quis acabar o meu blogue, recebi de imediato, da tua parte, uma chamada de atenção (e incentivo) a não acabar. Reconheço que escrever ao longo de muitos anos num mesmo espaço e manter uma linha coerente (não digo editorial) se torna cansativo. O blogue surgiu como uma ferramenta interessante de auto-edição na época em que começaste. Os blogues têm tido momentos melhores e piores. Possivelmente, as iniciativas individuais tendem a esgotar-se ao fim de algum tempo, mas conheço iniciativas coletivas muito frutuosas, caso de http://hypotheses.org/. Eu iniciei os meus trabalhos algum tempo depois do teu Ponto Media, com objetivos pedagógicos, mas que se foram alargando. Creio que os contributos, especialmente os do teu blogue, merecem ser preservados e estudados como tópicos dos novos media, esperando que o arquivo seja preservado.

  2. Diogo Queiroz de Andrade sobre Janeiro 3rd, 2016 4:07 am

    Muito do que aprendi sobre jornalismo nestes anos passou por aqui. Sem nunca ter sido aluno do António, fui e sou aluno do António – e sei bem o quanto ele me ensinou, graças a este blogue e noutras plataformas. Obrigado pelo serviço público.

    (Vemo-nos pelo twitter!)

  3. Alessandra sobre Janeiro 3rd, 2016 9:27 pm

    Professor, muito agradecida pelo seu compartilhamento de textos e ideias estes anos todos.

  4. Jorge Guimarães Silva sobre Janeiro 4th, 2016 1:45 pm

    Durante muitos anos – praticamente desde o início – acompanhei este espaço e muito aprendi nele. Obrigado António Granado.

  5. Rogerio christofoletti sobre Janeiro 5th, 2016 1:52 am

    Uma pena. Sigo você há muitos anos como quem tem um farol à noite… Mas entendo. Os tempos são outros e talvez os blogs já não se bastem mais. Tenho o meu desde 2005 e por diversas vezes pensei em matá-lo. Desisti. E ele está às moscas… Mas acho que ficar apenas nas grandes plataformas é também se entregar completamente a elas… Vou tentar resistir um pouco mais e seria muito bom ler que você repensou sua decisão… Forte abraço do Brasil

  6. Jorge Castilho sobre Janeiro 5th, 2016 2:50 am

    Embora a compreenda, lamento a sua decisão e espero que venha a modificá-la. O ensino e a prática do jornalismo bem necessitam de contributos enriquecedores – como este que vem alimentando há 15 anos!

Deixe uma resposta