Links em novas janelas
Ciberjornalismo.com

Sexta-feira, Abril 09, 2004

COMO É feriado, hoje não há Ponto Media. No entanto, merece uma referência a cacha do weblog Jornalismo e Comunicação: José Carlos Abrantes será o novo provedor do DN. Uma Santa Páscoa e até segunda!
António Granado, 14:42 / Link permanente /

Quinta-feira, Abril 08, 2004

OS UTILIZADORES de Internet de banda larga na Europa estão também a ver cada vez menos televisão.
António Granado, 20:49 / Link permanente /

DIVERSOS media contrataram um advogado para argumentar perante um juiz a importância do acesso ao julgamento de Michael Jackson.
António Granado, 20:48 / Link permanente /

AINDA as fotografias dos americanos mortos no Iraque. Desta vez, a opinião do provedor dos leitores do Chicago Tribune.
António Granado, 20:46 / Link permanente /

VALE A pena ler a última entrada de Jay Rosen no seu weblog: Sudden Meaning for the Political Verb: to Link.
António Granado, 20:44 / Link permanente /

ALGUNS jornais de universidades americanas meteram-se em sarilhos por causa das suas edições de 1 de Abril.
António Granado, 20:43 / Link permanente /

SMS com mensagens do Papa. [dica de Smart Mobs]
António Granado, 20:42 / Link permanente /

Quarta-feira, Abril 07, 2004

DAN GILLMOR responde ao weblog Gizmodo: What's in your gadget bag, Dan?
António Granado, 13:35 / Link permanente /

PARA LER: Blogging's Power to Change Journalism.
António Granado, 13:34 / Link permanente /

E JÁ AGORA: Putting Blogs in Their Place.
António Granado, 13:33 / Link permanente /

MIGUEL GASPAR é o novo editor de Média do Diário de Notícias.
António Granado, 13:33 / Link permanente /

OS PROFESSORES britânicos acham que as revistas para pré-adolescentes têm demasiado sexo.
António Granado, 13:31 / Link permanente /

A REVISTA "Reason" resolveu fazer uma capa diferente para cada um dos seus assinantes. Uma ideia interessante para mostrar o que se consegue saber sobre cada um de nós, consultando apenas registos públicos... [dica de ContraFactos & Argumentos]
António Granado, 13:30 / Link permanente /

HÁ OPORTUNIDADES que só surgem uma vez na vida. Por isso, quem quiser, faça favor de avançar: Convergence, Digital Media & Innovation: The Internet and Digital 'Content' Applications (2 vagas) e European Doctoral Training in Social Representations and Communication studies (8 vagas).
António Granado, 13:28 / Link permanente /

Terça-feira, Abril 06, 2004

O RELATÓRIO chama-se El futuro de los medios de comunicación ante el impacto de las nuevas tecnologías e tem algumas conclusões interessantes, de que destaco estas:
"• Los nuevos medios de comunicación se basarán en el concepto uno a uno en lugar del clásico uno a muchos, con lo que la idea de negocio cambiará radicalmente de un enfoque de oferta a uno basado en la demanda. El cambio de paradigma trasladará el poder de selección a los usuarios, que dispondrán de una oferta personalizada.
• Los nuevos medios carecerán de cierre y tendrán una edición continua en la que primará la inmediatez de la información por encima del análisis y la investigación, que se adaptará al soporte al que vaya destinada.
• A largo plazo aparecerá una nueva generación de medios de comunicación basados en acceso de banda ancha desde terminales fijos o móviles muy amigables.
• Las nuevas formas de operar y editar la información requerirán una formación multimedia permanente de los profesionales."
[dica de E-Media Tidbits]

António Granado, 13:27 / Link permanente /

UM INTERESSANTE artigo no San Jose Mercury News de ontem sobre moblogs, ou weblogs móveis: Am I famous yet? How about now? [dica de New Media Musings]
António Granado, 13:21 / Link permanente /

DIZ o Cyberjournalist.net que o Pulitzer de Serviço Público, ontem atribuído ao jornal The New York Times, é um marco na história do jornalismo, pois trata-se de um trabalho de convergência de diversos média.
António Granado, 13:17 / Link permanente /

MAIS UM estudo sobre os malefícios da televisão: "Researchers have found that every hour preschoolers watch television each day boosts their chances — by about 10 percent — of developing attention deficit problems later in life. The findings back up previous research showing that television can shorten attention spans and support American Academy of Pediatrics recommendations that youngsters under age 2 not watch television."
António Granado, 13:16 / Link permanente /

UM PROGRAMA no Reino Unido encorajou jovens a alimentarem os seus irmãos mais novos com sumo de limão para testar as suas reacções. A brincadeira teve repercussões.
António Granado, 13:14 / Link permanente /

Segunda-feira, Abril 05, 2004

AQUI ESTÁ a lista dos Pulitzer de 2004. O jornal The Blade, de Todelo, no Ohio, venceu na categoria de Investigative Journalism, com uma estória que, mesmo depois de publicada, foi ignorada pela maioria dos media de grande circulação. Dois fotógrafos do The Dallas Morning News venceram na categoria de Breaking News Photography.
António Granado, 22:32 / Link permanente /

À ATENÇÃO dos jornalistas: "My advice would be to identify the long term secular trends in your industry. Determine whether they are positive or negative (I think for most of the industry they are negative). Next evaluate where the growth will be in adjacent businesses and put together a plan to migrate into that industry. It is much easier to find a new job while you still have one, so stay alert as to changes at your company. Make sure you have the proper training to make the jump". Ler também TV faces big competition from Web. [dica de Lost Remote]
António Granado, 11:15 / Link permanente /

A FOTO dos corpos carbonizados dos civis americanos no Iraque valeu ao Philadelphia Inquirer 185 queixas de leitores. Diz Anne Gordon, "managing editor" do jornal: "I would make the same call again". [dica de Romenesko]
António Granado, 11:10 / Link permanente /

DESCOBRI um novo weblog sobre media: NewsDesigner.com.
António Granado, 11:06 / Link permanente /

IMAGENS controversas de um aborto serão mostradas aos telespectadores britânicos ainda este mês.
António Granado, 11:03 / Link permanente /

O JORNAL The New York Times de hoje tem um interessante artigo sobre o Plaxo, um sistema para guardar os endereços do Outlook Express que utilizo há já alguns meses com excelentes resultados.
António Granado, 11:00 / Link permanente /

INGVAR KAMPRAD, dono da cadeia de venda de móveis Ikea, acabou de ultrapassar Bill Gates como o homem mais rico do planeta.
António Granado, 11:00 / Link permanente /

Ponto Media

Antonio/Male/36-40. Lives in Portugal/Lisboa/Benfica. Speaks Portuguese, English and French.

Weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

O que são weblogs?

Arquivo (2001)
Arquivo (2002)
Arquivo (2003)

 

Media na Internet

Quando é que os media portugueses entraram na Internet? Quais as datas mais importantes da sua presença na Web? Enquanto ninguém escreve a história desta aventura, aqui fica uma contribuição...

 

Outros weblogs

Vale a pena visitar estes weblogs sobre media.

Atrium
Blogouve-se
ContraFactos&Argumentos
Conversas de Café
Cyberjournalist.net
eCuaderno
E-Media Tidbits
Fim do Jornalismo?
First Draft
Intermezzo
I Want Media
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
JornalismoPortoNet
Língua de Trapo
Living Can Kill You
Lost Remote
Media e Jornalismo
mediaTIC
New Media Musings
NewsDesigner.com
Onlinejournalism.com
PressThink
Romenesko
thescoop.org
TV Barn
The Weblog - Guardian

 

Weblogs

Quer saber mais sobre weblogs e as suas ligações com o jornalismo. J.D.Lasica mantém uma página com diversos "links" para artigos e "sites" sobre este tema.

 

Pesquisa

Um dos "sites" com mais novidades sobre pesquisa na Internet é o weblog do bibliotecário Gary Price - The ResourceShelf.

 

Credibilidade

Avaliar a credibilidade de um "site" nem sempre é tarefa fácil. Uma visita ao The Virtual Chase pode dar uma ajuda sobre os passos a seguir quando queremos perceber a qualidade da informação que nos é fornecida.

 

Popularidade

Quer conhecer a popularidade de um "site" em comparação a outros semelhantes? Quer saber a popularidade do seu próprio "site"? Então visite o Marketleap Visibility.


Powered by Blogger Pro™ Blogarama