Links em novas janelas
Ciberjornalismo.com

Sábado, Junho 21, 2003

CONSEGUI finalmente pôr a funcionar o RSS para este weblog. Acho que era o facto de não ter título nos meus "posts" que dificultava a operação, mas o Blogger deve ter corrigido o problema. Se querem juntar o Ponto Media aos vossos agregadores de notícias só têm de copiar o endereço para onde vos leva o botãozinho deste "post" que, a partir de hoje, passará também a constar na coluna da direita.
António Granado, 00:53 / Link permanente /

PRIMEIRO post via correio electrónico, só para experimentar...

António Granado, 00:29 / Link permanente /

Sexta-feira, Junho 20, 2003

UMA CHAMADA de atenção para a coluna do Vicente Jorge Silva no "Diário Económico" de hoje: "Toda a imprensa generalista dita de referência - com a mais visível excepção do "Público", conforme referi em artigo anterior - está hoje tomada de assalto pela tabloidização e a promiscuidade com as fontes de informação que lhes asseguram manchetes sensacionalistas (como se tem visto no folhetim da pedofilia). Por isso, não é já surpreendente que o director de informação da RTP venha justificar, em nome da sua qualidade de único "doutorado" de jornalismo em Portugal, um tempo de antena de hora e meia em pleno telejornal do serviço público com uma foragida da Justiça. Face a tais extremos de insensatez, se os media portugueses não forem capazes de enfrentar e debater o estado a que chegaram, o estado da Nação será decerto ainda muito mais preocupante do que os dignósticos avançados na próxima discussão parlamentar."
António Granado, 23:12 / Link permanente /

JÁ SÃO CONHECIDOS os finalistas dos European Online Journalism Awards de 2003.
António Granado, 23:10 / Link permanente /

O Socio[B]logue nasceu hoje e promete... [dica de Abrupto]
António Granado, 15:52 / Link permanente /

A NÃO PERDER este artigo sobre telemóveis com câmaras fotográficas na MSNBC: "Advances in cellphone technology have spurred an insidious new threat — the use of the increasingly popular camera phones by pedophiles to photograph children. Across Britain, swimming pools and sports facilities have cracked down on their use while the YMCA in the Australian state of Victoria has also imposed a ban. Officials have yet to raise a clamor in the United States, where the devices have only recently become widely available."
António Granado, 08:39 / Link permanente /

OS "SITES" noticiosos estão a experimentar conteúdos específicos para o dia e para a noite, diz um artigo da "Online Journalim Review": "Studies show people have different interests at different times of the day, so Web editors are testing the waters by changing the lineup for day and evening viewers".
António Granado, 08:38 / Link permanente /

JÁ QUE vai à "Online Journalism Review" leia também Bloggers Rate the Most Influential Blogs, de Mark Glaser.
António Granado, 08:36 / Link permanente /

PARA PÔR nos Favoritos do seu "browser": Plagiarism and cyber-plagiarism: A guide to selected resources on the Web. [dica de ResourceShelf]
António Granado, 08:35 / Link permanente /

ARTIGO sobre weblogs no "The New York Times" do ontem: A Blogger's Big-Fish Fantasy.
António Granado, 08:35 / Link permanente /

CÁ ESTÁ mais um artigo sobre a asquerosa personagem, Peter Bazalgette, de que aqui falei na terça-feira passada: Is Peter Bazalgette ruining British TV? One report to the Lords says he is.
António Granado, 08:30 / Link permanente /

UM INTERESSANTE artigo no "Le Monde" sobre o último festival publicitário de Cannes: "La 50e édition du Festival du film publicitaire, qui se déroule à Cannes du 16 au 21 juin, révèle une évolution de la création marquée par une internationalisation des idées et des campagnes."
António Granado, 08:28 / Link permanente /

Quinta-feira, Junho 19, 2003

AGRADECIMENTOS ao Pedro Fonseca por ter resumido o debate de ontem no programa "Escrita em dia" (Antena 1) sobre weblogs.
António Granado, 11:46 / Link permanente /

A COLUNA de Pacheco Pereira no "Público" de hoje é novamente sobre os weblogs: "Seja como for, a comunicação na esfera pública ganhou com os blogues. Ainda não tem uma massa crítica estável, mas já tem uma massa crítica instável. É um mundo efervescente, com nascimentos e mortes todos os dias, com um mercado rude de influência e opinião, de relações de poder e guerras intestinas, digno da 'mão invisível' de Adam Smith ou de Florença e Veneza dos bons tempos dos Medici e dos Pazzi. Às vezes espreme-se tudo num dia e fica pouca coisa, mas o que fica é bom e fica sempre alguma coisa. O mesmo se passa com o resto da comunicação social - também, quando se espreme, às vezes não fica quase nada. Por isso, os blogues somam."
António Granado, 07:59 / Link permanente /

A LER -- Reason to Deceive - WMD Lies Could Be the New Watergate :"If media companies want to boost ratings and credibility at the same time, they should follow the lead of New York Times columnists Paul Krugman and Nicholas D. Kristof and make weapons of mass destruction the top story of the summer. Not only have President Bush and his administration exaggerated the evidence that Iraq had WMD, but now that news of their lies has leaked out, the pro-war camp is spinning like mad. The odds of exposing a major cover-up are looking very good indeed."
António Granado, 07:58 / Link permanente /

UM DOS apresentadores do "Crossfire" da CNN prometeu comer os sapatos (chegou também a falar na gravata) se o livro de Hillary Clinton vendesse um milhão de exemplares. Na primeira semana, o livro vendeu 600 mil exemplares e a porta-voz da Simon & Schuster, Victoria Meyer, já disse ao "The Washington Post": "When the time comes, we'll be only too happy to send Tucker a bottle of steak sauce."
António Granado, 07:57 / Link permanente /

CONSELHO: as notícias sobre "estudos", que dão primeiras páginas nos jornais, devem ter mais informação sobre a metodologia utilizada. No caso em apreço, só o facto de ter sido "realizado via Internet" (a única informação disponível) me levanta logo suspeitas sobre a sua credibilidade. E depois, extrapolar o que se passa com alguns (não sabemos quantos) utilizadores de Internet na Universidade Nova de Lisboa para o resto da população universitária portuguesa ("Depressão afecta 16% dos universitários portugueses") parece-me absolutamente abusivo.
António Granado, 07:57 / Link permanente /

CHAMAM-LHES "flash mobs" ou "inexplicable mobs" e são a última moda em Nova Iorque. Milhares de pessoas são convocadas por e-mail (ou SMS) para aparecerem num determinado sítio a uma determinada hora só com o objectivo de formar uma multidão inexplicável. Ora vejam lá esta numa venda de tapetes...
António Granado, 07:56 / Link permanente /

AL GORE está a tentar arranjar financiadores para lançar uma rádio e um canal de televisão por cabo: "Since deciding not to make another race for the White House in 2004, former Vice President Al Gore has been devoting considerable time to another dream, one he shares with many Democrats these days — creating a media enterprise that could challenge the dominance of conservative voices in cable television and talk radio."
António Granado, 07:55 / Link permanente /

O PENTÁGONO ficou satisfeito com os resultados da decisão de "embeber" jornalistas nas unidades militares e está a pensar tornar a prática oficial.
António Granado, 07:54 / Link permanente /

UM INTERESSANTE artigo no "Los Angeles Times" sobre a forma como as televisões estão a colocar cada vez mais anúncios dentro de programas.
António Granado, 07:53 / Link permanente /

OS EDITORES de Harry Potter vão processar o tablóide "New York Daily News" por ter publicado excertos no novo livro.
António Granado, 07:52 / Link permanente /

Quarta-feira, Junho 18, 2003

"NÃO VALE a pena enumerar grandes princípios sobre o assunto. A partir de amanhã, 17, começará a vida do Aviz. Vivo lá e isso é suficiente." É o weblog de Francisco José Viegas. Bem-vindo.
António Granado, 17:38 / Link permanente /

AINDA HÁ alguém que não esteja convencido da completa mudança nas nossas vidas que os telemóveis com câmara fotográfica vão trazer? Três notícias para os mais cépticos: The camera phone quietly wins fans, Picture phones save doctors time, Rape in pub toilet filmed on mobile phone, say police. [dicas de picturephoning.com]
António Granado, 08:20 / Link permanente /

UM DOS ANÚNCIOS portugueses que venceu um prémio em Cannes foi retirado por ser falso, diz o jornal "The Guardian" e também o Diário Económico.
António Granado, 08:15 / Link permanente /

A LER: One-Man Blogs Prove There Is Money to Be Made by Online Journals, de Mark Glaser, na "Online Journalism Review".
António Granado, 08:14 / Link permanente /

COMO É QUE uma revista convence os leitores que tem um "exclusivo" sem o ter? Fácil, procura uma fotografia nos arquivos e espeta-lhe por cima a fotografia da celebridade à escolha: "There's a huge difference between eradicating stretch marks and cutting body parts from two separate photos and fusing them together into a composite shot, as Redbook did with Roberts in its July issue and a clipped-together Jennifer Aniston in June. Magazines run such doctored shots to give their covers an air of exclusivity and originality, even when celebs don't grant the magazine an interview or sit for a photo shoot, as was the case with Aniston."
António Granado, 08:13 / Link permanente /

ESTÁ TERMINADO o negócio que permitirá aos utilizadores do Radio Userland fazer "links" para artigos do jornal "The New York Times" (NYT) e ter a certeza que essas ligações se manterão activas por mais do que sete dias, o tempo normal para acesso grátis às notícias do NYT. Vamos ver se este acordo, ou outros semelhantes, beneficiará esta ferramenta de construção de weblogs. E também qual será a reacção dos jornais concorrentes...
António Granado, 08:12 / Link permanente /

HUMOR a propósito do caso Jayson Blair: "The New York Times, roiled in recent weeks by a shocking journalistic scandal, appeared on the verge of more housecleaning today after top editors admitted discovering 'serious errors' in the Times' weather forecasts". [dica de I Want Media]
António Granado, 08:08 / Link permanente /

QUANDO OS impérios mediáticos são muito grandes, a linha que divide notícias de entretenimento pode ficar mais difusa. Veja-se o caso da ex-prisoneira de guerra americana, Jessica Lynch, e do aproveitamento multimediático que a CBS quer fazer da sua estória...
António Granado, 08:05 / Link permanente /

Terça-feira, Junho 17, 2003

FORAM roubados no Reino Unido milhares de exemplares do novo livro de Harry Potter, cujo lançamento está previsto para a próxima sexta-feira: "The 7,680 copies of Harry Potter and The Order of the Phoenix -- worth an estimated £1 million ($1.7 million) -- were taken from a trading estate in Merseyside, north-west England at the weekend, officers said on Tuesday. The books, each weighing two pounds (900 grammes), were stolen from a trailer, which was later found abandoned." Os noticiários da tarde aqui no Reino Unido deram todos a notícia com algum destaque.
António Granado, 13:14 / Link permanente /

ESTÁ CITADO por todo o lado e vale mesmo a pena discutir o texto da CNet.com sobre as regras do direito de resposta em preparação no Conselho da Europa, que afectarão também os weblogs: Why Europe still doesn't get the Internet. "The all-but-final proposal draft says that Internet news organizations, individual Web sites, moderated mailing lists and even Web logs (or "blogs"), must offer a "right of reply" to those who have been criticized by a person or organization. With clinical precision, the council's bureaucracy had decided exactly what would be required. Some excerpts from its proposal:
• "The reply should be made publicly available in a prominent place for a period of time (that) is at least equal to the period of time during which the contested information was publicly available, but, in any case, no less than for 24 hours."
• Hyperlinking to a reply is acceptable. "It may be considered sufficient to publish (the reply) or make available a link to it" from the spot of the original mention.
• "So long as the contested information is available online, the reply should be attached to it, for example through a clearly visible link."
• Long replies are fine. "There should be flexibility regarding the length of the reply, since there are (fewer) capacity limits for content than (there are) in off-line media."

António Granado, 00:23 / Link permanente /

PODE UM jornal nomear uma vítima de rapto e publicar a sua fotografia várias vezes na primeira página para, alguns dias depois, passar a não identificá-la? O provedor dos leitores do "San Francisco Chronicle" não acha mal: "You may not be able to unring a bell, but you can stop ringing it."
António Granado, 00:08 / Link permanente /

REPETINDO uma frase do senador americano Hiram W. Johnson, em 1917, Michael Getler, provedor dos leitores do "The Washington Post", diz que: "The first casualty when war comes is truth". Mas qual será a próxima? "News organizations must go all-out to get answers, to guard against being used, to test their information with multiple sources and to get as much on the record as they can. And readers must be more willing not to automatically reject stories that use unnamed sources. This is a tough story to report, and information needs to get out any way it can. The administration can command attention anytime it wants. Weapons of mass destruction may yet be found (hopefully not in the hands of terrorists), or credibility may be the next casualty."
António Granado, 00:07 / Link permanente /

ACABEI de ler Shooting People: Adventures in Reality TV, um excelente livro sobre o nascimento, desenvolvimento e nefastas consequências dos "reality shows", que recomendo vivamente. O jornal "The Independent" de ontem tem uma entrevista com Peter Bazalgette (patrão da Endemol e uma das personagens principais do livro) que revela que a sua empresa "is in discussion with six British channels over proposals for 13 new reality shows". A personagem é asquerosa mas, entre as várias coisas que diz, vale a pena reter esta, relacionada com o aparecimento dos "personal video recorders": "'Everyone is aware that there may be seismic changes occurring. We are going to have to come up with all sorts of dramatic new ways of getting advertising messages to people.' He suggests that the future of subscription television could be one where 'you get a cheaper subscription if you take ads' (and can be proved to have watched them, presumably)".
António Granado, 00:06 / Link permanente /

NUM PAÍS onde a Segunda Emenda permite que qualquer cidadão compre as armas que lhe apetecer, é estranho que alguns jornais deixem agora de publicar classificados para venda de armas...
António Granado, 00:03 / Link permanente /

UM CONCORRENTE branco está a causar imensos problemas num "Big Brother" africano.
António Granado, 00:01 / Link permanente /

A British Telecom decidiu acabar com a BT Openworld, o meu serviço de acesso à Internet.
António Granado, 00:00 / Link permanente /

Segunda-feira, Junho 16, 2003

A PRIVACIDADE na navegação na Web está a desaparecer...
António Granado, 00:08 / Link permanente /

A ACTIVISTA Anita Roddick será directora do jornal "The Independent" por um dia, na próxima quinta-feira.
António Granado, 00:07 / Link permanente /

QUAIS SÃO os directores e os jornais britânicos que mais violam a lei e que mais foram punidos nos tribunais? Uma comissão do Parlamento revela hoje a lista da vergonha.
António Granado, 00:06 / Link permanente /

POR FALAR em jornais britânicos mal-comportados: mais um julgamento anulado por causa de um tablóide...
António Granado, 00:05 / Link permanente /

MAIS UM WEBLOG de uma investigadora, desta vez brasileira, interessada no uso dos weblogs na educação: [bloglab].
António Granado, 00:04 / Link permanente /

ESTÁ A FAZER um documentário sobre weblogs e criou o Blogumentary. O seu weblog pessoal pode ser lido aqui.
António Granado, 00:03 / Link permanente /

AS MENSAGENS a partir de telemóvel são agora o veículo de comunicação preferido dos jovens, diz um novo estudo britânico.
António Granado, 00:01 / Link permanente /

Ponto Media

Antonio/Male/36-40. Lives in Portugal/Lisboa/Benfica. Speaks Portuguese, English and French.

Weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

O que são weblogs?

Arquivo (2001)
Arquivo (2002)
Arquivo (2003)

 

Media na Internet

Quando é que os media portugueses entraram na Internet? Quais as datas mais importantes da sua presença na Web? Enquanto ninguém escreve a história desta aventura, aqui fica uma contribuição...

 

Outros weblogs

Vale a pena visitar estes weblogs sobre media.

Atrium
Blogouve-se
ContraFactos&Argumentos
Conversas de Café
Cyberjournalist.net
eCuaderno
E-Media Tidbits
Fim do Jornalismo?
First Draft
Intermezzo
I Want Media
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
JornalismoPortoNet
Língua de Trapo
Living Can Kill You
Lost Remote
Media e Jornalismo
mediaTIC
New Media Musings
NewsDesigner.com
Onlinejournalism.com
PressThink
Romenesko
thescoop.org
TV Barn
The Weblog - Guardian

 

Weblogs

Quer saber mais sobre weblogs e as suas ligações com o jornalismo. J.D.Lasica mantém uma página com diversos "links" para artigos e "sites" sobre este tema.

 

Pesquisa

Um dos "sites" com mais novidades sobre pesquisa na Internet é o weblog do bibliotecário Gary Price - The ResourceShelf.

 

Credibilidade

Avaliar a credibilidade de um "site" nem sempre é tarefa fácil. Uma visita ao The Virtual Chase pode dar uma ajuda sobre os passos a seguir quando queremos perceber a qualidade da informação que nos é fornecida.

 

Popularidade

Quer conhecer a popularidade de um "site" em comparação a outros semelhantes? Quer saber a popularidade do seu próprio "site"? Então visite o Marketleap Visibility.


Powered by Blogger Pro™ Blogarama