Links em novas janelas   
Ciberjornalismo.com

Sexta-feira, Julho 26, 2002

MAIS UMA ACÇÃO contra o "deep-linking", a criação de hiperligações directas para artigos específicos de jornais sem passar pela página principal. Desta vez foi um tribunal de Berlim que acha que um motor de pesquisa alemão violou uma directiva comunitária ao efectuar buscas e fornecer "links" directos para artigos de um determinado jornal.

A INTERBREW desistiu da sua acção contra o jornal "The Guardian", por este se recusar sistematicamente a fornecer os documentos sobre a empresa que lhe foram entregues por uma fonte anónima. O jornal e outros quatro media britânicos já foram intimados pelo tribunal a entregar os documentos, mas mesmo assim recusam-se a fazê-lo.

A EDITORA DO "Bay City Times" que foi suspensa por ter no seu jardim um cartaz da campanha política do seu marido já foi autorizada a voltar ao trabalho, depois de o cartaz ter sido retirado. "She is going back to work under protest, and I'm taking the sign down under protest and under duress, frankly", disse o marido. "They are taking health insurance away from our children and it raised the stakes." [dica das Media News de Jim Romenesko]

ORA AQUI ESTÁ uma ideia inteligente: fartos de serem explorados por empresas de recortes, os principais media britânicos juntaram-se para eles próprios iniciarem um serviço desse tipo. Chama-se Digitorial e já está disponível.

O "SITE" Blogroots, um weblog criado com o objectivo de escrever um livro, disponibilizou esta semana "on-line" o primeiro capítulo (que por caso é o oitavo) intitulado Using Blogs in Business.

UM VÍDEO amador inédito sobre a tragédia do World Trade Center vai ser transmitido pelo Channel 5 britânico.
António Granado, 00:42, #

Quinta-feira, Julho 25, 2002

TENHO A impressão de que o Google está a boicotar a ideia do Daniel Pádua, a que corresponde a carinha aqui ao lado. Há uns dias atrás a pesquisa "blogchalk Portugal" no Google apresentava a minha página. Hoje já não. Aliás, uma pesquisa da palavra "blogchalk" há minutos atrás só dava 49 resultados, todos do dia 23 de Julho. Ou seja, parece-me que o Google apaga propositadamente todas as referências a "blogchalk" na sua base de dados. Concordam comigo?

A "SILLY SEASON" tem coisas destas: um jornalista do canal de televisão WBAL-TV atirou-se de propósito para dentro de um rio ao volante de um automóvel. Objectivo? Fazer uma peça sobre como nos podemos libertar de um carro que cai ao rio.

NASCEU UM novo weblog sobre jornalismo. Chama-se J-log e é da autoria de K. Paul Mallasch.

UM ARTIGO de Paul Grabowicz, na "Online Journalism Review", explica como procurar pessoas na Internet.
António Granado, 00:40, #

Quarta-feira, Julho 24, 2002

OS "SITES" de três jornais espanhóis -- "El País", "5Dias" e "As" -- foram castigados pela OJD, o organismo que controla as audiências na Internet em Espanha. A sanção acontece por não ter sido possível ao OJD verificar se o conteúdo dos arquivos log (os que registam o tráfego) desses sítios informativos correspondia à realidade, bem como devido à demora no envio desses ficheiros. O castigo implica que, para estes três "sites", deixa de haver números auditados para o período Março a Junho de 2002, a mais grave sanção aplicada pelo OJD desde a sua criação.

A CÂMARA de Nova Iorque decidiu que não vai tornar públicas as centenas de conversações dos serviços de emergência realizadas na fatídica manhã de 11 de Setembro de 2001. "The oral histories and the radio transmissions, especially the 911 calls, contain highly personal and emotionally charged material. Victims were recorded as they were experiencing life-threatening circumstances, in some instances as they were dying."

UM INTERESSANTE artigo sobre fotojornalismo na última edição da "Columbia Journalism Review".
António Granado, 00:36, #

Terça-feira, Julho 23, 2002

O "SITE" Jornalistas da Web, de que já falei aqui algumas vezes, lançou ontem o seu weblog. Chama-se Ponto JOL e é um weblog colectivo escrito por quatro jornalistas brasileiros. Apesar de o "press release" anunciando o lançamento ter sido enviado apenas ontem por mail, o weblog tem posts desde terça-feira passada. O novo weblog passa a constar na coluninha da direita...

A CASA BRANCA admite vir a usar testes de polígrafo nos seus funcionários para tentar saber quem foram os autores das fugas de documentos comprometedores para a imprensa.

O SÍTIO do "The New York Times" recusou a nova campanha da Sony por entender que ela tenta confundir as linhas que separam publicidade de notícias. Os novos anúncios assemelham-se a artigos jornalísticos e são assinados "feature by Sony". "We're trying to blur the line between the advertising and editorial boundary", disse David Cohen, um dos responsáveis da Sony. "This is certainly not a traditional online media campaign."

O CASO Interbrew versus media ingleses, a propósito da fuga de um documento interno da empresa ainda não acabou. Depois de os media se terem recusado a entregar o documento, apesar de uma ordem do tribunal nesse sentido, a Interbrew anunciou agora que vai entregar um processo para que o jornal "The Guardian" seja condenado por desobediência ao tribunal.

A BBC NEWS começa a oferecer hoje uma edição Internacional ou uma edição UK a todos os visitantes do seu "site". [a dica é de Steve Outing no E-Media Tidbits].

A DECISÃO de lançar a BBC3, um novo canal para jovens entre os 25 e os 34, só vai ser tomada depois das férias parlamentares, diz o jornal "The Guardian".

UM ARTIGO que certamente se vai tornar referência entre os webloggers é o que John Hiler escreveu ontem no Microcontent News: trata-se de uma completíssima revisão de todas as ferramentas disponíveis para publicação de weblogs.

INTERESSANTE artigo na "Information Week" sobre o valor económico dos weblogs. [dica de New Media Musings]

E UM OUTRO no San Francisco Gate sobre a chegada dos weblogs às massas.
António Granado, 00:05, #

Segunda-feira, Julho 22, 2002

UMA EMPRESA americana está a desenvolver um programa de televisão para gatos. Exactamente, você leu bem, um programa para gatos, com esquilos, bolas aos saltos, passarinhos e outras coisas de que os gatos gostam. Segundo os seus criadores, o mercado é tentador: existem 85 milhões de gatos nos 35 milhões de lares americanos e 22 por cento dos donos dizem assistir a programas que os seus gatos gostam.

A BÍBLIA dos livros de estilo americanos, o Associated Press Stylebook and Briefing on Media Law, tem uma nova edição que vai ser colocada à venda em Agosto, diz a "Editor & Publisher". Pela primeira vez, os editores criaram também uma versão elecrónica do livro que está disponível por 20 dólares por ano.

O JORNAL "The New York Times" ter-se-á tornado o primeiro jornal centenário do mundo a ser totalmente digitalizado. "This was an unprecedented conversion effort, comprising nearly three million pages and over 25 million articles covering 148 years of history", disse Joe Reynolds, director da ProQuest Information and Learning, a empresa responsável pela digitalização. "The result is a fully searchable file that allows users to view articles in their original context. It is the most ambitious newspaper conversion project undertaken, and we are excited about the quality of the resulting product. It will allow researchers to find information about every aspect of American history from 1851 forward."

NO DIA 14 de Julho, Jacques Chirac foi entrevistado em directo por três pesos pesados da televisão francesa: Elise Lucet (France 3), Patrick Poivre d'Arvor (TF1) e Béatrice Schönberg (France 2). Segundo o "Libération", nenhum deles lhe colocou qualquer questão sobre a ameaça de atentado que acontecera apenas duas horas antes...

O "PÚBLICO" de sábado tem um interessante artigo sobre os resistentes da informação "on-line" em Portugal.

UM DOS RESISTENTES é o "Diário Digital" que estreou sexta-feira a sua ferramenta para criação de weblogs. [dica da Elisabete que leu no Silhuetas]

O CORRESPONDENTE do "The Guardian" no Zimbabwe conseguiu que o tribunal adiasse a sua expulsão do país.

A DECISÃO de transmitir em directo a exumação do corpo do líder da extrema-direita holandesa, Pim Fortuyn, não agradou aos holandeses.

O JORNAL "The Guardian" lançou um concurso para eleger o melhor weblog britânico.
António Granado, 00:04, #

Ponto Media

Antonio/Male/36-40. Lives in Portugal/Lisboa/Benfica and speaks Portuguese. Spends 40% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection.

Este é um weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

 

Arquivo (+ 1Fev2002)

Arquivo (- 1Fev2002)

 

Media na Internet

Quando é que os media portugueses entraram na Internet? Quais as datas mais importantes da sua presença na Web? Enquanto ninguém escreve a história desta aventura, aqui fica uma contribuição...

 

Outros weblogs

Vale a pena visitar estes weblogs sobre media.

ContraFactos&Argumentos
Cyberjournalist.net
E-Media Tidbits
E-periodistas
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Língua de Trapo
Living Can Kill You
Lost Remote
Media News
Mordendo os Cães de Guarda
New Media Musings
Onlinejournalism.com
Picadinho Diário
Política e Tecnologia
Ponto JOL
Spike Report
Tá na tela
thescoop.org
TV Barn
The Weblog - Guardian

 

Weblogs

Quer saber mais sobre weblogs e as suas ligações com o jornalismo. J.D.Lasica mantém uma página com diversos "links" para artigos e "sites" sobre este tema.

 

Pesquisa

Um dos "sites" com mais novidades sobre pesquisa na Internet é o weblog do bibliotecário Gary Price - The ResourceShelf.

 

Credibilidade

Avaliar a credibilidade de um "site" nem sempre é tarefa fácil. Uma visita ao The Virtual Chase pode dar uma ajuda sobre os passos a seguir quando queremos perceber a qualidade da informação que nos é fornecida.

 

Popularidade

Quer conhecer a popularidade de um "site" em comparação a outros semelhantes? Quer saber a popularidade do seu próprio "site"? Então visite o Marketleap Visibility.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?