Links em novas janelas   
Ciberjornalismo.com

Sexta-feira, Abril 05, 2002

ORA AQUI está um interessante artigo sobre a utilização de weblogs na investigação. É escrito por Torill Mortensen e Jill Walker, investigadoras norueguesas na área dos media.
António Granado, 18:23, #

OS JORNALISTAS do "The Boston Globe" estão a preparar um livro sobre os escândalos sexuais na Igreja Católica, noticia a "Editor & Publisher". O ponto de partida do livro, que deverá sair no próximo mês de Junho, são as dezenas de artigos escritos pelo jornal sobre o tema.

O FUTURO não tem fios. Esta é a principal mensagem do novo texto de J.D. Lasica na série "The Future of News", que a "Online Journalism Review" começou a publicar esta semana.

A TELEVISÃO da Universidade de Missouri, feita essencialmente por estudantes, entendeu, em Setembro passado, que os seus jornalistas não deveriam aparecer frente às câmaras com bandeiras americanas na lapela [ver Ponto Media de 28 de Setembro de 2001]. Na altura, os congressistas estaduais não gostaram e ameaçaram cortar os fundos à Universidade. Esta semana, cumpriram a ameaça e cortaram mesmo 720 mil dólares àquela instituição.
António Granado, 11:38, #

Quinta-feira, Abril 04, 2002

A ANNENBERG School for Communication da University of Southern California vai iniciar, no próximo Outono, uma mudança radical no seu currículo, de forma a proporcionar aos estudantes de jornalismo uma verdadeira experiência de convergência dos diversos "media". Vale a pena ler este texto de Steve Outing, a propósito da mudança.

O GOVERNO IRLANDÊS lançou um sítio na Web dedicado à ciência como forma de entusiasmar as novas gerações para as profissões dessa área, conta o Europe Media.
António Granado, 13:16, #

Quarta-feira, Abril 03, 2002

A "ONLINE Journalism Review" acabou de pôr "on-line" um trabalho sobre o estado dos "sites" noticiosos na Europa. É assinado por J.D. Lasica e chama-se The View from Europe. Escusa de procurar — não há referências a Portugal...
António Granado, 17:05, #

O JORNAL "The New York Times" decidiu dar proridade às notícias sobre o mundo do espectáculo, conta "The Independent" de ontem. "The New York Times's newish executive editor, Howell Raines, has made it clear he wants to shake up the paper's cultural coverage and tilt it more towards middle- and low-brow topics. According to a phrase picked up last week by the entertainment journal Variety, Mr Raines has expressed a desire to see "less Peking Opera, and more Britney Spears."

"THE WALL STREET JOURNAL" vai leiloar na eBay milhares de desenhos originais de personalidades, semelhantes àqueles que são diariamente publicados no jornal e que se tornaram a sua imagem de marca. O dinheiro proveniente do esvaziamento dos arquivos servirá para reforçar o Dow Jones Newspaper Fund, um fundo que serve para pagar bolsas de estudantes de jornalismo originários de minorias.
António Granado, 12:46, #

Terça-feira, Abril 02, 2002

O PRÍNCIPE CARLOS decidiu dar a sua entrevista sobre a morte da rainha-mãe à ITN, em vez de a dar à BBC. Razão principal? O apresentador Peter Sissons deveria ter usado gravata preta na altura do anúncio da morte da centenária senhora. O jornal "The Guardian" tem um dossier sobre o assunto...
António Granado, 17:00, #

O SÍTIO chama-se Monster.com e desde há muito tempo tem vindo a roubar anúncios de emprego aos grandes jornais americanos. Agora, começou mesmo a falar de alto: "Newspapers can partner with Monster in revenue-sharing ventures -- or risk being left behind."

UMA MENTIRA de 1º de Abril, que dava conta da intenção do ministro das Finanças do Canadá se demitir para se dedicar à criação de vacas charolesas, fez ontem cair o dólar canadiano, revela a Reuters.

AFINAL, o que é que se passou na recente Online Journalism Conference, que teve lugar no mês passado em Los Angeles? Staci D. Kramer conta a sua parte da estória num artigo da "Online Journalis Review".

SE A "PLAYBOY" decidiu fazer uma edição especial sobre as mulheres da Enron [ver Ponto Media de 26 de Março], a "Playgirl" repondeu à letra e está agora a aceitar inscrições de ex-funcionários da Enron para um número especial chamado "Men of Enron". "It's totally about wanting to give the men of Enron an equal chance, and we're the only magazine of our kind that can showcase the men of Enron", disse à Reuters Michele Zipp, directora da "Playgirl".
António Granado, 11:46, #

Segunda-feira, Abril 01, 2002

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL um novo motor de pesquisa na Internet, chamado Teoma, cujo objectivo é bater o Google e tornar-se no mais requisitado motor da Internet. Só pela audácia desta afirmação acho que vale a pena dar umas voltas por ...
António Granado, 17:06, #

COMO É QUE uns quilos a mais retiram uma actriz famosa da capa de uma revista. A estória da obsessão pelas magras contada no "The New York Times" de ontem.

MAIS UMAS REVELAÇÕES sobre como vai ser a nova capa do "The Wall Street Journal". Desta vez, no "The New York Times " de hoje.

A ENORME QUANTIDADE de informação nos ecrãs de televisão durante os noticiários é só um dos sintomas de uma sociedade carregada de informação por todos os lados, defende Todd Gitlin, autor de "Media Unlimited: How the Torrent of Images and Sounds Overwhelms Our Lives", que acabou de ser lançado nos Estados Unidos. Exemplos: "The average American child lives in a home with 2.9 TV sets, 1.8 VCRs, 3.1 radios, 2.6 tape players, 2.1 CD players, 1.4 video game players and 1 computer. The average sound bite of a presidential candidate on network news shrank from 42 seconds in 1968 to 7.8 seconds in 2000. In his own admittedly small and unscientific sampling, Gitlin found that the average sentence length in best-sellers decreased from 23 words in 1936 to 13 words in 2001."

António Granado, 11:39, #

NESTA COLUNA, não costumo chamar a atenção para textos jornalísticos sem qualquer relação com os media. Mas, desta vez, não resisto, porque se trata de uma das melhores reportagens de fundo que li nos últimos tempos: chama-se The Great Terror, é sobre a utilização de armas químicas na guerra Irão-Iraque e foi publicada na última edição da revista "The New Yorker". Um brevíssimo excerto: "Nasreen gathered the food quickly, but she, too, noticed a series of odd smells carried into the house by the wind. 'At first, it smelled bad, like garbage,' she said. 'And then it was a good smell, like sweet apples. Then like eggs.' Before she went downstairs, she happened to check on a caged partridge that her father kept in the house. 'The bird was dying,' she said. 'It was on its side.' She looked out the window. 'It was very quiet, but the animals were dying. The sheep and goats were dying." Nasreen ran to the cellar. 'I told everybody there was something wrong. There was something wrong with the air.'"
António Granado, 11:16, #

Ponto Media

Antonio/Male/36-40. Lives in Portugal/Lisboa/Benfica and speaks Portuguese. Spends 40% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection.

Este é um weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

 

Arquivo (+ 1Fev2002)

Arquivo (- 1Fev2002)

 

Media na Internet

Quando é que os media portugueses entraram na Internet? Quais as datas mais importantes da sua presença na Web? Enquanto ninguém escreve a história desta aventura, aqui fica uma contribuição...

 

Outros weblogs

Vale a pena visitar estes weblogs sobre media.

ContraFactos&Argumentos
Cyberjournalist.net
E-Media Tidbits
E-periodistas
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Língua de Trapo
Living Can Kill You
Lost Remote
Media News
Mordendo os Cães de Guarda
New Media Musings
Onlinejournalism.com
Picadinho Diário
Política e Tecnologia
Ponto JOL
Spike Report
Tá na tela
thescoop.org
TV Barn
The Weblog - Guardian

 

Weblogs

Quer saber mais sobre weblogs e as suas ligações com o jornalismo. J.D.Lasica mantém uma página com diversos "links" para artigos e "sites" sobre este tema.

 

Pesquisa

Um dos "sites" com mais novidades sobre pesquisa na Internet é o weblog do bibliotecário Gary Price - The ResourceShelf.

 

Credibilidade

Avaliar a credibilidade de um "site" nem sempre é tarefa fácil. Uma visita ao The Virtual Chase pode dar uma ajuda sobre os passos a seguir quando queremos perceber a qualidade da informação que nos é fornecida.

 

Popularidade

Quer conhecer a popularidade de um "site" em comparação a outros semelhantes? Quer saber a popularidade do seu próprio "site"? Então visite o Marketleap Visibility.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?