Ciberjornalismo.com

media.gif (2042 bytes)
foto.gif (1488 bytes)
Weblog de

António Granado


Ponto media
Actual
1-5 Jan 2001
8-12 Jan 2001

15-19 Jan 2001
22-26 Jan 2001
29 Jan-2 Fev 2001
5-9 Fev 2001
12-16 Fev 2001
19-23 Fev 2001
26 Fev-2 Mar 2001
5-9 Mar 2001
12-16 Mar 2001
19-23 Mar 2001
2-6 Abr 2001
9-13 Abr 2001




 

Semana de 9 de Abril de 2001

IMPORTANTE - Muitas publicações não mantêm os seus artigos "on-line" mais do que alguns dias, pelo que muitos destes "links" --  que na altura da sua criação estavam activos -- poderão já estar desactualizados.

 

Quinta-feira, 12 de Abril de 2001

EM 1999, o jornal "The New York Times" colocou na Web uma colecção de fotografias suas para venda, incluindo cinco tiradas em jogos da NBA. A entidade que gere o basquetebol profissional nos Estados Unidos não gostou da brincadeira, já que o contrato que tem com os jornais diz que as fotografias serão usadas apenas para escrever sobre os jogos. A acção em tribunal foi resolvida esta semana: o "Times" vai ter de fazer propaganda à NBA nos sítios onde colocar as fotografias à venda e vai ainda colocar um "link" nas suas páginas para o "site" da NBA.

O PROGRAMA "Arrêt sur les Images" do canal francês La Cinquième, que todas as semanas faz a análise de programas de televisão e reflecte sobre a forma de fazer as notícias, quer ser completamente transparente. Para isso, desde Janeiro que a sala onde é feita a reunião de preparação do programa tem uma câmara que transmite para a Internet tudo o que se lá passa. Os internautas que quiserem poderão assistir de suas casas, durante uma hora, à reunião de edição do programa e assim fazerem também uma análise de como o próprio programa é feito.

Ponto media

Este é um weblog sobre media em português.
Com "links" para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

Jornalismo

O "site" chama-se ReportingTheTimes.com e está cheio de interessantes conselhos para estudantes de jornalismo. O que se deve e o que não se deve fazer quando se escreve um artigo,  como escrever um bom "lead", dicas para entrevistas, etc...

OS "CARTOONS" são engraçados. Retratam homens e mulheres que viveram há muitos anos atrás e o título da série é claro: B.C., que é como quem diz "antes de Cristo". Agora, a Jewish Defense League, uma associação de defesa dos judeus, está muito irritada com uma tira que vai aparecer nos jornais no domingo de Páscoa e está a lançar uma campanha para que não venha a ser publicada...

TRÊS JORNAIS da Califórnia decidiram mudar de "design quase simultaneamente. Depois do "Sacramento Bee" ter mudado de visual no passado dia 3 de Abril, na passada segunda-feira foi a vez do "San Jose Mercury News" e, no próximo dia 29, verá a luz do dia a nova versão do "San Francisco Chronicle". Tanto o "Sacramento Bee" como o San Jose Mercury News" decidiram adoptar o formato da moda, ou seja, um jornal mais estreito e elegante. "For the environment, the 50-inch web means less paper, as well as less energy consumed in paper recycling and manufacturing. For the newspaper, it means a savings in the cost of newsprint, a significant expense at a time when the Silicon Valley economy is slowing", disse Joe Natoli, o novo editor do "Mercury News".

 

Quarta-feira, 11 de Abril de 2001

É JÁ NA PRÓXIMA segunda-feira que a Universidade de Columbia entrega os Pulitzer de 2001, os mais famosos prémios de jornalismo dos Estados Unidos. Este ano, o prémio aumentou para 7500 dólares (cerca de 1600 contos). "We decided to progressively increase the size of the monetary payment in keeping with what our finances allow", disse Seymour Topping, o administrator dos prémios. "In other words, in keeping with what we can afford."

A FRANÇA poderá vir a adoptar brevemente o direito de resposta na Internet, refere o jornal "Libération". Pelo menos é o que está previsto num decreto-lei sobre a Sociedade da Informação que o Conselho de Ministros deverá analisar nos próximos dias. Há vozes contra, há vozes a favor e há também quem esteja preocupado como é que isso se vai fazer."Comment mettre en rapport le message incriminé et la réponse? Dans le cas d'un texte archivé, faudra-t-il que sa consultation déclenche automatiquement l'ouverture d'une fenêtre contenant la réponse? Pour ma part, je suis favorable, en tout cas, à ce que le texte incriminé puisse rester en ligne: le débat doit primer", diz Thierry Meysan, presidente de uma associação de defesa das liberdades.

O "SUNDAY MIRROR" já pediu desculpa pela publicação da entrevista ao pai de um jovem asiático, que dois jogadores do Leeds espancaram e deixaram insconsciente no dia 11 de Janeiro. A publicação levou ao cancelamento do julgamento que decorria em Londres (ver Ponto Media de ontem). "We are currently seeking to establish the precise editorial and legal processes that were taken last week. We'd like to take this opportunity to express our deep regret about the subsequent chain of events." O "Sunday Mirror" arrisca uma multa de dez milhões de libras (cerca de 3,3 milhões de contos).

A INDUSTRY STANDARD, um dos mais conhecidos "sites" de Internet sobre a indústria dos "media", decidiu suspender a sua edição europeia, o que levou à extinção de 55 postos de trabalho, baseados em Londres, diz o "Financial Times".

 

Terça-feira, 10 de Abril de 2001

A NBC vai fechar a sua divisão de Internet, a NBCi, e despedir grande parte dos seus 300 trabalhadores. "The sharp declines in the Internet advertising market convinced us that it didn't make sense to pursue a portal strategy", disse à Associated Press Mark Begor, o responsável financeiro do portal. "We wanted to find a way to maximize shareholder value and wind down the business in the best way possible."

NO FIM-DE-SEMANA passado muitos ciberjornalistas participaram na conferência sobre Novos Média da Universidade da Califórnia em Berkeley. O tema? "Depois do Outono". Bem diferente do tema do ano passado: "Jornalismo ‘On-line’: um Meio em Movimento". A história de um encontro algo deprimente, contado por Aparna Kumar da "Wired".

DOIS JOGADORES de futebol do Leeds espancaram e deixaram insconsciente um jovem asiático no dia 11 de Janeiro passado. Anteontem, o "Sunday Mirror" publicou uma entrevista de duas páginas com o pai desse jovem, onde se sugeria que o ataque tinha motivos raciais. O juiz que julgava o caso viu-se obrigado a suspender o julgamento, porque o artigo poderia influenciar as decisões do júri, e o responsável do jornal está agora sujeito a um processo. "For 10 weeks and many months before that, all interested parties have been striving for justice for the victim, the victim's family and the defendants who have entitlement to a fair trial", disse o juiz. "This jury has applied itself, countless witnesses have attended to their considerable inconvenience. The result is that for now all that is derailed. Justice cannot be done in the sort of atmosphere created by the publication."

LUCROS, LUCROS, lucros. Uma sondagem da revista "Editor & Publisher", efectuada junto de largas dezenas de editores e directores de jornais, revela que a grande preocupação dos donos dos órgãos de comunicação social americanos se está a centrar nas margens de lucro e que tem sido o não cumprimento destes objectivos a principal causa de despedimentos e fecho de algumas actividades editoriais. Quarenta e dos por cento dos inquiridos acha que as margens de lucro impostas são más para a indústria e 62 por cento acha que os cortes terão mais efeitos negativos que positivos.

 

Segunda-feira, 9 de Abril de 2001

EM 1995, o jornal "The Boston Globe" publicou a estória de uma mulher que se queixou de negligência médica e contou também pormenores da investigação que o hospital onde tudo aconteceu fez sobre o caso. Passado algum tempo, a queixosa decidiu processar o "Globe" para tentar saber como é que o jornal tinha conseguido saber da estória e da própria investigação do hospital. O "Globe" decidiu nunca revelar as suas fontes mas, na semana passada, um juiz do Supremo Tribunal do estado de Massachusetts decidiu punir o "Globe" por desrespeito a uma ordem do tribunal.

O grupo do jornal "Financial Times" vai despedir 10 por cento do seu pessoal que trabalha "on-line", ou seja, cerca de 40 pessoas, para tentar equilibrar as contas dos seus projectos na Internet. "Since August last year we have been carefully integrating our internet editorial and advertisement sales operations with those of the newspaper. And we have seen how we have become more efficient by doing so", diz um memorando interno de Stephen Hill, presidente do conselho de administração do grupo.

UMA JUÍZA FEDERAL americana decidiu que é legal que as empresas recolham informações dos cibernautas através de "cookies", pequenos ficheiros que são trocados entre computadores quando alguém se liga a um determinado "site". O acórdão, de 71 páginas, constitui uma vitória das empresas de publicidade que sempre defenderam que os "cookies" não constitutem invasão de privacidade, como pretendiam os queixosos neste caso.